Home / Economia / Cidennf realiza reunião para viabilização de adesão ao SISBI-POA

Cidennf realiza reunião para viabilização de adesão ao SISBI-POA

Apresentação das Ações de Adequação do Consórcio-Cidennf para Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”, foi tema da reunião virtual realizada nesta terça-feira (4), pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A reunião abordou a importância da adesão do SISBI-POA ao Cidennf – sendo primeiro Consórcio Público do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao sistema, e que irá garantir que as pequenas, médias e grandes agroindústrias localizadas nos sete municípios pertencentes ao Cidennf comercializem os seus produtos de origem animal em todo país.

— Estamos vivendo um momento muito difícil para todos, mas é preciso enxergar no horizonte um caminho pós-pandemia. O Cidennf vem desempenhando vários programas para que consigamos cumprir a missão de uma das nossas vocações que é a agricultura. Agradeço o Mapa pela grande oportunidade que irá fortalecer ainda mais a economia da nossa região, através da implantação SISBI-POA no consorcio — destacou Vinícius Viana, secretário Executivo do Cidennf.

Segundo o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, o órgão tem sido protagonista nos mais diversos eixos, como na agricultura para o seu fortalecimento.

— Estamos trabalhando para o fortalecimento nos mais de 220 consórcios do país que estão alinhados e trabalhando conosco, e essa implantação SISBI-POA no Cidennf é o resultado, sendo mais um passo de conquista que foi dado. A Rede está à disposição e segue trabalhando para fortalecer ainda mais os consórcios e gerar soluções para os prefeitos, gestores e a sociedade que representa a força produtiva do país — disse Victor Borges.

A superintendente Federal de Agricultura (Mapa), Renata Briata agradeceu a participação e falou do benefício para os consorciados.

— Fico muito feliz em poder compartilhar a oportunidade de crescimento dos municípios consorciados. Vendo toda mobilização do Cidennf para adesão ao SISBI-POA, fico feliz em fazer parte disso, estando na gestão. Vale ressaltar que os municípios alcançarão novos mercados, agregarão valores de produtos, além da geração de trabalho e renda. Parabenizo o Cidennf pela iniciativa — relatou Renata Briata.

O gerente de Projetos dos Consórcios Públicos (Mapa), Alexander Dornelles, diz estar satisfeito por toda mobilização e estruturação que o Cidennf vem realizando, mesmo diante de toda dificuldade, no entanto, só foi possível por ter disso com organização e planejamento sistemático.

— É com os consórcios públicos que conseguimos levar políticas públicas agropecuárias para todo país. Tivemos 55 inscrições de consórcios interessados em trabalhar conosco, mas nesse projeto inovador e piloto, só pudemos trabalhar inicialmente com 12. Com a nossa empolgação e a força de vontade dos consórcios como o Cidennf, ampliamos para 40. É com a alternativa de consórcio público que é colocado na prática grandes alternativas para gerar resultados práticos com eficiência e capacidade de fazer mais com menos recurso — frisou

Para o auditor fiscal Federal Agropecuária (Mapa), Luis Eduardo da Silva, o SISBI-POA no Cidennf trará de forma geral o desenvolvimento econômico para a região Norte e Noroeste Fluminense.

— É trabalho de desenvolvimento, sem abrir mão da produção do alimento seguro. A importância desse sistema para o serviço de inspeção é a integração, através da padronização e harmonização desse procedimento em todo país, garantindo a inocuidade dos produtos de produto animal, compartilhando as responsabilidades de saúde pública, entre outros valores —  avalia Luis Eduardo da Silva.

Participaram da reunião virtual, o secretário de Agricultura do estado do Rio, Marcelo Queiroz; prefeitos, secretários de Agricultura, veterinários, presidentes e representantes das Câmaras de Vereadores, todos dos municípios consorciados; representantes das seguintes entidades: Sebrae, Embrapa, Senar, Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes.

Por; Cidennf.

Você pode Gostar de:

Reunião debate ações para mercado de trabalho em SJB.

Ferramenta online auxilia candidatos por busca de postos de trabalho.   Representantes da Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *