Home / Sem categoria / Feira agrofamiliar leva alimento saudável às meses da população ganha novos aliados para Campos e Região

Feira agrofamiliar leva alimento saudável às meses da população ganha novos aliados para Campos e Região

 

 

 

 

 

 

A Feira Agrofamiliar aconteceu no Jardim do Liceu, em frente a Câmara de Vereadores de Campos nessa sexta-feira (28) e sábado (29). Nela o públicou produtos frescos, a preço de custo e sem agrotóxico, pois são cultivados no conceito agroecológico. Os feirantes são os próprios agricultores familiares dos Assentamentos da Reforma Agrária do Incra nos municípios de Campos, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.

Nas bancas o público encontram desde legumes e verduras até as frutas exóticas, como a banana pêra-maçã e a laranja cidra, própria para doces em compotas. Bolos, doces, biscoitos caseiros feitos com abóbora, batata-doce, araruta, e também salgados feitos com aipim, abóbora, e recheados com queijos da roça e galinha caipira, são também comercializados no local, que funciona até o meio dia deste sábado (29).

O chefe de Desenvolvimento do Incra, Cassius Rodrigo (ao centro), os vereadores Abu (esquerda) Eduardo Crespo (direita) e o deputado federal Wladimir (camisa listada) também fizeram suas compras.

O vereador Eduardo Crespo declarou que esse programa é uma das formas de fazer a integração social dos agricultores e também é uma das formas incentivar o aumento da produção no campo. Outras politicas públicas precisam ser implementadas e estou trabalhando junto ao chefe de Desenvolvimento do Incra, Cassius Rodrigo, e também junto ao deputado Wladimir, bem como articulando parcerias com a comunidade acadêmica (UFRRJ, Uenf e IFF) para que possam unir esforços com as entidades de pesquisas como a Fundenor, bem como os organismos de extensão, como Emater, Pesagro e o Sebrae, para capacitarmos nossos produtores a produzir com mais qualidade e saber comercializar seus produtos. Essas parcerias vão gerar bons frutos no campo, com mais emprego e mais renda, e alimentos com mais qualidade na mesa de quem mora na cidade.

“Estou bastante empenhado, como técnico representante do Incra em atuar em parceria com a Prefeitura de Campos e dos municípios da região, que tem uma concentração expressiva de assentamentos. A atividade rural é complexa e os agricultores familiares tem suas necessidades. As parcerias são importantes para o desenvolvimento desses assentamentos. Será de grande valia a Sala da Cidadania, uma iniciativa do vereador Eduardo Crespo, que possibilitará uma interface entre o Inra e a Prefeitura de Campos, com benefícios para os assentados de Campos”, observou Cassius. O deputado federal, Wladimir destacou que tem levados as demandas do setor agrícola da região para o governo federal”,disse Cassius.

Ja o deputado Wladirmir rssaltou a importante da agricultura, pecuária e pesca na Região.  “Temos vocação para a agricultura, para a pecuária e a pesca. Tenho trabalhado muito em Brasília para o desenvolvimento do setor rural. Posso afirmar que já obtivemos êxito no encaminhamento que fiz diretamente com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina e demais órgãos para cuidar da inserção do clima de Campos e região como Semi-árido. Essa classificação do clima vai contemplar o setor com benefícios do governo federal como por exemplo subsídios em linhas de crédito especial para aquisição de implementos bem como outros programas diferenciados”, relatou o deputado.

Da Redação

Você pode Gostar de:

Dois jovens presos pela PM com drogas em SJB

Dois homens presos com 17 pedras de crack, oito de cocaína e R$ 70 em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *