Ultimas Noticias
Home / Saúde / Meningite: Seap matém suspensas as visitas e saídas de internos no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, retomam na semana que vem.

Meningite: Seap matém suspensas as visitas e saídas de internos no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, retomam na semana que vem.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RJ) confirmou que seguem suspensas até 23 de maio tanto as visitas quanto qualquer saída e entrada de presos do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos.

A medida, tomada pela Vara de Execuções Penais na segunda-feira (13), faz parte do protocolo de prevenção à meningite bacteriana, já que um detento da unidade foi diagnosticado com a doença e um segundo interno também  sob suspeita de meningite, que estava internado em observação, ambos no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. Esse último recebeu alta médica na tarde dessa terça-feira (14). Desse detento, o diagnóstico só será concluído, após o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HFM receber o resultado dos exames que foram encaminhados ao Laboratório Noel Nutels, no Rio de Janeiro.

“Os internos e servidores que tiveram contato com o preso estão recebendo o tratamento de quimioprofilaxia Informamos que foi descartada, após o resultado dos exames, a contração da meningite pelo outro detento que foi encaminhado ao hospital com sintomas parecidos do primeiro caso”, diz a Seap.

Matéria relacionada

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu desde sábado as visitas de familiares e as saídas de presos do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos. A decisão foi devido após um detento ser diagnosticado com meningite bacteriana (a mais comum). Na cela com o paciente estavam mais 19 internos. Famílias de internos não satisfeitas com a suspensão das visitas, realizaram na segunda-feira (13) um manifesto em frente a unidade prisional.

Segundo a Seap, o caso está sendo acompanhado e outros dois detentos com sintomas parecidos, também foram encaminhados ao Hospital Ferreira Machado, como o site NJ Notícias em Foco divulgou com exclusividade, na manhã de sábado.
Ainda de acordo com a Seap, a Coordenação de Saúde está tomando todas as providências cabíveis e os detentos e servidores que tiveram contato com o preso estão recebendo o tratamento de quimioprofilaxia.
Quanto as visitas e saídas foram suspensas temporariamente em caráter de emergência e, retornaram na quinta-feira, da semana que vem.

De acordo com o HFM, os dois detentos internados, estão recebendo total atenção e medicação. O paciente que teve a doença confirmada está internado em isolamento na UTI e recebendo medicação com antibióticos e o quadro dele inspira cuidados.

O HFM informou também que foi realizado exame no segundo paciente e não foi apontado diagnóstico de meningite. Segundo a unidade, ele recebeu os procedimentos relativos à quimioprofilaxia como medida preventiva e está internado em isolamento do Setor de Doenças Infecto-Parasitárias. O estado de saúde dele é estável.

O responsável pelo setor, o médico infectologista Nélio Artiles, garantiu que todo procedimento realizado, desde a chegada dos pacientes na unidade foi cumprido.

Artiles disse ainda que, o perigo de uma aglomeração de pessoas e nessa época do ano, contribui para o surgimento de doenças respiratórias e a meningite. “Nessa época, é necessário manter o ambiente arejado e a limpeza ser feita com pano úmido. Todos os pacientes do presidio serão examinados assim como funcionários”, declarou o médico.
Por: Sandra Santos

Você pode Gostar de:

Governo do Rio institui programa de horas extras (RAS) para agentes do Degase Somente poderão ser incluídos no programa aqueles que estiverem em efetivo exercício no órgão de origem ou lotados na secretaria à qual se subordinam

O governo do estado instituiu o Regime Adicional de Serviços (RAS) para os agentes de segurança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *