Home / Geral / Parabéns ao municipio de Cardoso Moreira por mais um ano de emancipação.

Parabéns ao municipio de Cardoso Moreira por mais um ano de emancipação.

O município de Cardoso Moreira, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro comera nesta quarta-feira, 31 de Julho mais um ano de emancipação. Para comemorar o municipio decretou feriado público. Uma alvorada deu inicio a manha de hoje. Mas as comemorações iniciaram desde a semana passada com a festa da exposição agropecuária.

Em 1951 foi criada a primeira Comissão de Emancipação que contava com o apoio de diversos fazendeiros e comerciantes. Entre eles destacamos: Cel. Francisco Augusto Dantas Carneiro, Antônio Pinto, Joel Reis, da família Assed os senhores Salim; Badia; Ibrahim; Nacib e José, e o grande incentivador do movimento Antônio Ferreira de Medeiros, o Carneiro Gordo.

Em 1986 um novo Movimento Emancipacionista teve início, novamente, já que o sonho de liberdade ficou aguçado após presenciar as mudanças realizadas no já criado município vizinho de Italva.

Uma comissão Pró-Emancipacionista constituída por Orlando Machado, Juarez Gomes Figueiredo, Jomar Suisso Antunes, Manoel Ferreira Coutinho, Joel Flores Fiúza(Joel Brasileiro),Aílton Nunes Guimarães, João José Privatti, Walter Weber Nunes, Irineu Dias da Silva e a professora Joanilce Antunes Almeida, que corrigia e auxiliava na elaboração dos manifestos e folhetos a serem distribuídos relativos à emancipação.

Outros nomes devem ser citados e reconhecidos como importantes na contribuição que deram cada um em sua área em prol da Emancipação. Estes homens e mulheres são: Eliel Almeida Ribeiro, Renato Jacinto da Silva, Norma e Marcelo Ribeiro Duarte, Arecildes Marques, Edvar Araújo, José Augusto Guimarães, José Jorge Brito, Josely da Silva Alves, Domingos Espanhol, Jaime Papaléus, Porfírio, Oswaldo Fernandes Genásio, Vera e José Tardivo.

No dia 31 de julho do ano de 1988, enfim ocorreu o tão sonhado Plebiscito de Cardoso Moreira, mais lembrado como o “Dia do Sim”.

A Emancipação Política e Administrativa veio através da assinatura do então Governador do Estado do Rio de Janeiro Antônio Wellington Moreira Franco, que assinou a Lei n°1577 no Coreto da Praça Ibrahim Assed, em um domingo, dia 30 de novembro de 1989. Após a tão sonhada liberdade toda a comunidade do novo Município de Cardoso Moreira se confraternizou em um churrasco servido pelos funcionários do Colégio Estadual Baltazar Carneiro, patrocinado por vários comerciantes, fazendeiros e amigos de Cardoso Moreira.

Também pertencente ao município de Campos dos Goytacazes, o vizinho distrito de Italva se transforma em município. Tendo presenciado o desenvolvimento propiciado pela autonomia de seu antigo distrito limítrofe surge, em Cardoso Moreira, um movimento emancipacionista, oficializado em 1986.

 

Você pode Gostar de:

Seminário debate contradições e potencialidades de Campos dos Goytacazes

As “singularidades, contradições e potencialidades de Campos” esteve em debate no início deste mês no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *