Parece que dessa vez a prefeitura de Campos cumpriu o prometido e inaugurou a Unidade Pré-Hospital São José (UPH), em Goitacazes, nesta sexta-feira (05/07). O prefeito Rafael Diniz esteve presente e disse que a entrega da unidade é para ser comemorada, principalmente pela população da baixada Campista.
“Com o novo Hospital de ponta, os maiores hospitais da Cidade serão desafogados, o reduzirá as grandes filas para atendimento médico e marcação de exames e consultas”, disse o prefeito.
A nova UPH São José dispõe de 10 consultórios ambulatoriais, cinco consultórios de emergência e 27 leitos de enfermaria — sendo 21 de adultos e seis de pediatria. Dez cadeiras de hidratação adulto e seis inalação pediátrica. Os setores de emergências adulta, pediátrica e ambulatorial terão recepções e atendimentos separados.
A unidade contará um sistema integrado de gestão no atendimento aos pacientes das emergências pediátrica e adulta. A medida vai qualificar e humanizar o atendimento na unidade. Todos os consultórios contarão com computador, interligados em rede, e impressora. O atendimento e o prontuário dos pacientes serão informatizados.
O sistema também interage com a equipe de saúde e pacientes, por meio de filas hierarquizadas por risco e local de atendimento – consultório, sala de observação – e de chamadas por televisões instaladas nas duas recepções da unidade, para controlar o atendimento
Também haverá setor para procedimentos invasivos, eletroencefalograma e farmácia. Na parte superior ficará toda parte administrativa, além de refeitório, dormitórios para equipe médica e de enfermagem, e, ainda, um miniauditório para cursos e palestras.
No acolhimento, o paciente terá o seu risco classificado e encaminhado para ao respectivo atendimento, respeitando as leis de prioridade. Caso o paciente apresente um risco menor, ele será direcionado ao atendimento ambulatorial da unidade. O sistema também interage com a equipe de saúde e pacientes, por meio de filas hierarquizadas por risco e local de atendimento – consultório, sala de observação – e de chamadas por televisões instaladas nas duas recepções da unidade, para controlar o atendimento.
Assim que foi inaugurada a unidade hospital , todos os pacientes das enfermarias do prédio velho foram transferidos para as novas instalações. O ambulatório e as marcações de exames e consultas iniciarão na próxima segunda-feira (08).
A população da Baixada Campista aguarda pela inauguração da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José, em Campos, há vários anos. A construção do espaço começou em 2011 e tinha previsão inicial de ser finalizada em 2013, mas houve um longo atraso e até hoje, o local não foi entregue para os campistas.
A UPH teve a primeira data de inauguração anunciada 31 de maio, mas houve um imprevisto que impossibilitou a inauguração. Posteriormente, o poder municipal agendou para o dia 25 de junho, e mais uma vez adiada, por ” último” para a última sexta-feira. O novo Hospital São José conta com uma área construída de 2.700 m² em dois pavimentos.
Mudança no Trânsito –
Para garantir o melhor fluxo de veículos no acesso à nova UPH São José, que será entregue à população da Baixada Campista na sexta-feira (5), o IMTT iniciou a sinalização das mudanças viárias na área. Dentre elas, da bifurcação que divide o tráfego de veículos sentido ao Centro em duas avenidas, facilitando o acesso a quem busca atendimento médico e mantendo a opção de quem segue com destino à área central.
Para aqueles que vêm da Baixada sentido ao Centro, a RJ 216 (Farol-Campos) oferecerá uma bifurcação com duas opções, uma sendo a nova via de acesso em frente ao hospital paralela à RJ, e a outra na avenida atrás do hospital, a Lourival Martins Beda. Para quem vai com destino à Baixada Campista, o trânsito permanece o mesmo durante todo o trajeto.
De acordo com o superintendência de Limpeza Pública, Carlos Augusto Siqueira, duas equipes realizaram uma limpeza geral no entorno do hospital e na Avenida Nourival Beda atras do hospital até o Posto 12 do BPRv até o trevo da 28 de março, até porque no início dessa semana concluimos a Av. Presidente Kenedy. Ou seja vamos deixar todos os acessos ao hospital limpos e preparados para receber todos que necessitarem dos serviços do Hospital São José.
Por: Sandra Santos